Projeto que interliga regiões comerciais de São Paulo deve aquecer mercado imobiliário

28-04-2011 14:29

Plano prevê construção de centro com hotel e sete torres residenciais, além de melhorias na infraestrutura. Licitação para as obras será lançada em maio


Mauricio Lima

 

 

O projeto da prefeitura de São Paulo para integrar os quatro maiores centros da região central da cidade deverá trazer novas oportunidades para o setor hoteleiro, para o mercado imobiliário e para empresas de infraestrutura. O projeto Circuito das Compras prevê a construção de estacionamento para ônibus fretados, vans e automóveis; centro de apoio aos consumidores, motoristas e guias; e ônibus para transporte de visitantes e bagagens nas regiões do Brás, Sé, Santa Ifigênia e Bom Retiro.

Divulgação: Prefeitura de São Paulo
mapa mostra os pólos que serão ligados pelo circuito das compras

De acordo com a prefeitura, haverá, em todas as regiões, "desenvolvimento econômico, melhoria das condições ambientais, requalificação e padronização de vias e promoção de maior adensamento residencial na região central".

A principal parte do projeto é a construção do Centro de Compras do Pari, próximo ao Brás, que contará com três pisos para a instalação do comércio, 523 vagas de estacionamento para ônibus e 1.545 vagas para carros, totalizando 15.133 m² de boxes e 37.343 m² de lojas.

Divulgação: Prefeitura de São Paulo
Turistas chegarão de ônibus fretados ao pátio do Pari, com área de 136 mil m²

Além disso, haverá um hotel de 15 andares e 196 quartos, duas torres comerciais para escritórios e sete torres residenciais, totalizando 280 apartamentos. No local serão instalados também serviços públicos como Poupatempo, Correios, bases da Polícia Militar e unidades do Sebrae e do São Paulo Confia.

De acordo com o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Marcos Cintra Cavalcanti de Albuquerque, a licitação para as obras deverá ser lançada no início do mês de maio. Segundo a prefeitura, as obras deverão ser iniciadas nos primeiros meses de 2012. O projeto não tem data para ficar pronto.

Divulgação: Prefeitura de São Paulo
Melhorias previstas para o Pátio do Pari: bolsões de estacionamento para ônibus e carros, área para comércio de frutas e legumes, hotel, torres comerciais e shopping popular

O valor total do projeto ainda não está fechado, pois ainda faltam estudos econômicos para serem finalizados. Para a construção do centro de compras o investimento será de até R$ 250 milhões.

Desapropriações

Segundo o projeto, haverá a construção de três novas ruas na área do centro de compras. Para isso, alguns imóveis terão que ser desapropriados. A prefeitura, porém, não especifica quantos imóveis serão demolidos.
 

 

Fonte:pinweb.com.br