O consumidor do futuro já chegou

24-03-2011 10:53

 

A cada nova pesquisa, aumenta a certeza: o consumidor não é mais o mesmo. A perspectiva, segundo especialistas, é que o público que adere cada dia mais ao universo online concretize um novo formato no mercado – não existe mais o consumidor como mero receptor da informação e da propaganda, o século XXI multiplica os meios de comunicação. O resultado é uma relação mais sólida e muito mais completa entre empresa e consumidor, uma vez que seu papel agora está no topo da pirâmide. Sim, agora mais do que nunca o cliente tem sempre razão.

Isso porque ele agora fala, pesquisa, entende mais e conhece melhor as suas marcas preferidas. Ele não é mais um cliente iludido, muitas vezes é ele quem ensina a empresa a se comunicar na internet e a melhorar seus produtos. E se o jogo inverteu, o melhor mesmo é assumir esse posto com plena convicção de que sua empresa só tem a ganhar com esse conceito que dominou as mídias sociais.

ACEITA - Consumidor do Futuro

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Quem trouxe essas informações foi o Instituto Deloitte Touche Tohmatsu Limited. O objetivo do estudo foi traçar esse novo perfil e criar projeções para o consumidor de 2020. Para as empresas, esse tema não apenas é fundamental, como influenciador das suas próprias estratégias de marketing digital.

Para quem prepara terreno para investir no mercado da internet, é bom saber que para os consumidores, ao mesmo tempo em que alguns valores deixaram de ser importantes, outros tomaram grandes proporções influenciando diretamente no seu próprio poder de compra. Fidelidade, por exemplo, é algo que vai deixar de existir no dicionário do seu público, tão logo ele mergulhar de vez no meio digital – se é que já não está.
Com tantas possibilidades e recursos que favorecem a interação entre usuários e marcas, a empresa que tentar segurar seu público pode comprometer sua imagem.

Mas entenda, isso não significa que seus clientes não serão mantidos. Para tanto basta desenvolver um bom planejamento de marketing voltado para as mídias sociais – se você conquistar seu cliente, significa que entendeu a dinâmica desse novo modelo de consumo. O que sempre foi e vai continuar sendo extremamente relevante para o consumidor é a transparência da empresa e das negociações.

O público está aprendendo a reconhecer essas qualidades em uma empresa e poderá avaliar você a qualquer momento – seja transparente e conquiste a confiança do seu cliente.

Fonte: Aceita