No ano passado, a FV lançou, em parceria com a incorporadora Magik, o Florida Center, um modelo de minishopping. O primeiro deles funciona no Portal do Morumbi, em São Paulo, e até o final do ano deverão ser abertos mais oito, em cidades como Rio de Janeiro, Campinas e Jundiaí. Essa experiência, agora, está sendo oferecida a grandes incorporadoras, como a Cyrela, PDG e Mitre na organização e administração das lojas de prédios comerciais. “Vamos ajudar na busca do melhor e mais rentável mix nesses edifícios”, diz Milano, cujo grupo faturou R$ 250 milhões em 2010.
Shopping
Aricanduva ainda maior
Considerado o maior da América Latina, o complexo Aricanduva, que faturou R$ 1,3 bilhão em 2010, numa área de 425 mil m2, vai ganhar mais 30 mil m2 a partir deste ano. Os acionistas, entre eles o grupo Savoy e a Previ, dos funcionários do Banco do Brasil, vão investir R$ 30 milhões para ampliar o Autoshopping, onde já funcionam 13 concessionárias de veículos.
Genética
Faturamento direto dribla burocracia
Instalada há cinco meses em São Paulo, a subsidiária da Illumina, fabricante americana de equipamentos de sequenciamento genético, ainda está à espera de uma licença da Anvisa para poder operar a plena carga – a previsão é de que a autorização só saia no segundo semestre. Enquanto isso, para driblar a burocracia, suas vendas, feitas para clientes como a Embrapa e a Fapesp, são faturadas diretamente pela matriz, em San Diego, na Califórnia.
Choveu na muralha
Indústria
Kraft inaugura fábrica de R$ 100 milhões
Marcos Grasso, presidente da Kraft Foods, vai inaugurar a sexta fábrica do grupo no País, no dia 3 de maio. A unidade, localizada em Vitória de Santo Antão, a 50 km do Recife, será a segunda maior da empresa no Brasil, atrás apenas da de Curitiba, onde fica sua sede. A Kraft investiu R$ 100 milhões na unidade, que vai produzir refrescos em pó e chocolates. No futuro passará a fabricar biscoitos.
Compras coletivas
Só para mulheres
Com investimento de R$ 5 milhões, o empresário paulista Augusto Fernandes lançou o Divas, portal de compras coletivas online, exclusivo para mulheres. Fazem parte do cardápio produtos e serviços, como salões de beleza, spas, roupas e academias. “Dos cadastrados em sites de compras, 60% são do sexo feminino”, diz Fernandes.
Aeroporto
Pré-sal aquece Cabo Frio
Dez anos depois de ser privatizado, o aeroporto de Cabo Frio se prepara para um novo ciclo de crescimento, graças aos investimentos da indústria petrolífera no pré-sal, no litoral fluminense. A previsão é de que seu faturamento chegue neste ano a R$ 60 milhões, 50% a mais que em 2010, com o transporte de técnicos e funcionários, além de peças e equipamentos para as plataformas de petróleo.
Curtas
A Coca-Cola Brasil pretende ampliar seus domínios fora do mercado de refrigerantes. O alvo da hora seria, segundo se comenta no setor, a paranaense Ouro Fino, terceira maior engarrafadora de água mineral do País e dona de uma fatia de 30% desse mercado na rica região Sul.
A Navita, empresa de soluções em mobilidade, acaba de comprar o passe da Congruus. O objetivo da aquisição é conquistar a liderança do mercado de gestão de custos para empresas de telecomunicações. No ano passado, a Navita faturou R$ 10 milhões.
Com Érica Polo, Rosenildo Ferreira e Sérgio Spagnuolo