Democratização da tecnologia

09-05-2011 10:07

 Difusão de vídeos 3D interativos na construção civil promete revolucionar as vendas de imóveis. A expectativa é que em breve o recurso esteja acessível a todas as classes sociais
 

Júnia Leticia - Estado de Minas

Publicação: 08/05/2011 09:02 Atualização:

 

Flávio Escobar e João Gonçalves, do Grupo Arqui300, acreditam na tecnologia (Alessandro Carvalho/Divulgação)  
Flávio Escobar e João Gonçalves, do Grupo Arqui300, acreditam na tecnologia
Apesar de ainda não ser um recurso acessível em grande escala no Brasil, na Europa já é uma realidade. Tanto que a produção do material, que consiste em vídeos 3D interativos, é feita pelo grupo europeu Arqui300, referência na produção de filmes para o mercado imobiliário.

Com 16 anos de experiência, a Arqui300 presta serviços para empresas da Europa, Oriente Médio, África e América e tem escritórios em Portugal, Espanha, Angola, Marrocos, Emirados Árabes Unidos, Barein e Arábia Saudita. Ao todo, foram realizados mais de 500 filmes.

Para se ter uma ideia da difusão da tecnologia 3D no mercado da construção civil, a Arqui300 foi responsável pela realização do filme sobre o Morocco Mall, do Marrocos, que é o maior shopping center da África e Oriente Médio. A empresa também produziu filmes para o projeto dos jardins do xeque Mohammed Bin Rashid, em Dubai. “Os dois vídeos foram um grande sucesso e um acelerador de vendas”, como conta o diretor da Arqui300 no Brasil, Flávio Escobar.

Como a tecnologia corre a passos largos, a expectativa é que o recursos seja incorporado aqui de forma rápida, segundo Flávio. “Desembarcamos trazendo para o país estas soluções e experiências que, em curtíssimo prazo, também serão uma realidade de extrema importância para o melhor entendimento do que se está a comercializar, assim como maior transparência para o mercado”, ressalta.

Modelação e criação de imagens, fotos realistas baseadas em sistemas informáticos de última geração, desenvolvimento de aplicações personalizadas, criação de roteiros criativos, tour virtual, aplicação de tecnologias como holografia, realidade aumentada, estereoscopia, projeção 4D e 360 graus são só alguns dos recurso disponíveis. Eles significam uma nova era, que alia arquitetura, tecnologia e marketing.

Além dos filmes em 3D, vídeos interativos e animações, a Arqui300 tem outras tecnologias inovadoras. Uma delas, chamada Dome, é uma cápsula em que o consumidor pode entrar para ter uma visão 360 graus do empreendimento. “Isso permite que a pessoa tenha a impressão de que está dentro do imóvel. Essas características estabelecem uma ligação muito forte com o cliente”, afirma Flávio.

SONHO

Por tudo isso, o diretor da Arqui300 acredita que a tecnologia, em especial a 3D, é a ciência mais moderna da materialização dos projetos. De acordo com Flávio, ela possibilita a construção de imagens fidedig
nas do que será definitivamente entregue aos futuros proprietários dos imóveis. “A utilização dessas técnicas permite ao cliente viver e experimentar esse futuro, antes do seu comprometimento financeiro.”

O último ponto, aliás, é de fundamental importância, já que a aquisição de um imóvel e o planejamento de como ele será – leiaute, disposição dos móveis, escolha dos revestimentos, enfim, tudo o que o envolve – significam a concretização de um dos maiores sonhos de uma pessoa. “A compra de um imóvel representa para as pessoas uma decisão construída sobre uma plataforma de dificuldades, tanto para o entendimento do produto final quanto para a sua capacidade financeira”, reconhece Flávio.