Casa digitalizada funciona na ausência dos moradores

16-03-2011 09:52

 


 

Você sai para trabalhar, a passeio ou viagem e deixa a casa programada para funcionar sozinha. O “agendamento” das tarefas permite que, na ausência dos moradores, funcionem conforme seus desejos todos os dispositivos eletrônicos da residência, incluindo lâmpadas, aquecedores, eletrodomésticos, forno, alarmes, sistema de irrigação e até mesmo a abertura de portas e portões.

O responsável pela mordomia é um interruptor por horário com display digital, novidade que será lançada pela Simon Brasil na Feicon Batimat 2011 (15 a 19, março, Palácio das Exposições do Parque Anhembi, São Paulo, SP).

Marcos Vinicius, diretor comercial da Simon Brasil, explica que o interruptor permite programar até 20 manobras por dia, sendo possível repeti-las a qualquer momento. “De fácil instalação e manuseio, o interruptor possui memória interna. Ocorrendo falta de energia, ele guarda durante 24 horas tudo o que foi programado”, explica.

Segundo as informações de Marcos Vinicius, a utilização do interruptor é relativamente simples. Tudo o que o consumidor precisa fazer, diz ele, é programar previamente os horários desejados para ligar ou desligar eletroeletrônicos.

O diretor da Simon Brasil comenta que, até há pouco tempo, era comum o consumidor, ao viajar, deixar a luz ligada dia e noite, na tentativa de simular presença na residência. Marcos Vinicius diz que esta prática, além de demandar aumento de consumo e, portanto, maior gasto com a conta de energia, é inútil, porque qualquer pessoa mal intencionada que preste atenção à rotina da casa saberá que ali não há ninguém.

“O interruptor por horário com display digital permite simular a presença na residência ou casa da praia a qualquer hora do dia, ligando e desligando equipamentos e dispositivos de forma aleatória ou programada, evitando gastos desnecessários de energia e possibilitando maior segurança e tranquilidade”, Marcos Vinicius.

O produto da Simon Brasil possui programação de horário de verão e está disponível em três linguagens (Português, Inglês ou Espanhol). É compatível com a linha Simon Play 27, que possui placas de tomadas antichoque e interruptores com sistema de encaixe rápido, minimizando o tempo de instalação.

A Simon Brasil pertence a espanhola Simon Holding, com matriz em Barcelona, Espanha. A unidade fabril da filial brasileira é instalada em Diadema, SP, onde produz interruptores e tomadas destinados a instalações prediais, para o mercado nacional e países da América Latina.
 Fonte R7