Cadê o vendedor?

12-04-2011 10:02

 

Você já parou para pensar onde anda aquele vendedor no modelo tradicional, que está lá sorrindo à sua espera, ou então que chega à sua empresa com uma pasta cheia de modelos de serviços? A invasão do mercado de comércio e serviços na internet parece que tirou da rua uma figura bem conhecida. É evidente que o vendedor ainda existe, uma função que não tem planos para se aposentar, mas como será esse novo formato em uma sociedade que deixou de caminhar e passou a navegar?

Cadê o vendedor?

Cadê o vendedor?

A sociedade atual pede muito mais um orientador, um indicador de caminhos do que um vendedor propriamente dito. Até mesmo nas lojas físicas, é muito mais fácil hoje encontrar pessoas disponíveis para orientar uma compra do que para oferecer, divulgar e vender um produto.

A questão toda é que hoje as pessoas sabem bem o que querem. Sabem onde procurar e sabem reclamar quando não encontram. Existem meios para isso e elas usam sem pudores – estão aí os fóruns e comunidades virtuais para provar. Com essas mudanças, os consumidores possuem novos recursos para realizar suas compras e solicitar serviços, provocando uma transformação no mercado.

O vendedor de hoje pode estar atrás de um balcão e, ao mesmo tempo, em frente ao computador, por trás de uma rede de conexões e amparado por uma plataforma que deverá atender às necessidades dos clientes. E mesmo que esse consumidor resolva ir até a loja pessoalmente, basta ele solicitar um modelo do produto desejado e o que acontece? Um vendedor exibe o mostruário online.

Partindo para a análise de alguns especialistas em sites de e-commerce e os novos rumos do comércio no Brasil, é possível esperar um novo tipo de profissional para ocupar esse espaço deixado pelo antigo vendedor. A sua obrigação cada vez mais é a de se adaptar ao consumidor, o novo manda-chuva do pedaço. Segundo estudiosos, percebe-se uma demanda crescente por profissionais da área comercial com grandes capacidades de uso das ferramentas e da comunicação digital, e que não perca o foco daquele velho recurso que ainda está no topo da lista dos consumidores: o bom atendimento.

 

Fonte:aceita .com