Governanta virtual memoriza preferências dos moradores

07-02-2011 10:00

 

Governanta virtual memoriza preferências dos moradores
 
 
 
 

O iApartment, um conceito inédito de apartamento com inteligência virtual, tem um avatar - Denise, que administra a casa e armazena informações sobre cada morador, “aprendendo” suas preferências musicais, programas preferidos, hábitos. A interface reconhece a voz do proprietário, faz a identificação pela face e “conversa” com ele.

 

Entre outras funções da “Denise” estão a possibilidade de consulta à biblioteca mundial na Internet, fornecendo dados, fotos e histórico do que a pessoa procura, integração com telefone, para que o morador atenda a ligação sem as mãos por meio de um sistema de som e acesso ao Google Maps. Por exemplo, se o usuário deseja saber um endereço, a Denise imprime o mapa, entre outras possibilidades. Existe também uma funcionalidade especial para idosos. Caso ele esteja sozinho em casa e sofra algum acidente, a Denise chamará a ambulância automaticamente.

 

A tecnologia está sendo lançada no empreendimento Pinheiros Connection, em São Paulo, fruto de uma parceria entre a Transit Telecom e a Elite Brasil Inteligência Imobiliária. O sistema de automação residencial permite integração de todos os serviços de TI e de telecomunicações. Através de dispositivos, como iPhones ou iPads, é possível acessar todos os 40 serviços de automação disponíveis e acender, por exemplo, a luz da sala ou ligar o som do home theater.

 

Segundo Alexandre Alves César, diretor-executivo de Tecnologia da Transit, “com o lançamento do iApartment, inauguramos a era das casas inteligentes. O empreendimento Pinheiros Connection vai além da oferta de serviços de automação, agregando a Inteligência Artificial com rede neural. Os apartamentos fazem parte de uma rede principal que funciona de acordo com o uso de cada morador. A rede neural será formada conforme a interação das pessoas com o sistema. Todas as informações armazenadas, que sejam de interesse comum dos moradores, ficarão em um grande banco de dados”, destaca o executivo.

 

As unidades do empreendimento começam a ser vendidas no dia 5 de fevereiro. O apartamento decorado, com projeto da designer Camila Klein, está aberto à visitação na rua Alves Guimarães, 426, Pinheiros. Os apartamentos estarão disponíveis em duas metragens: unidades de 40 m², ao preço médio de R$ 344 mil, e os de 60m², a partir de R$ 516 mil.
 

 Fonte : R7