Economia dentro da lei

17-01-2011 14:31

 

Para atender a recente revisão da norma NBR 15.079, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), que determina que as tintas econômicas devem ser usadas apenas em ambientes internos, a Futura Tintas adaptou as embalagens da sua linha Texcor para a nova indicação de uso. Desde o início deste mês, as embalagens das tintas Texcor Látex Vinil Acrílico e Texcor Acrílico estão ao mercado com a nova informação.

De acordo com a Associação Brasileira de Fabricantes de Tintas (Abrafati), a norma da ABNT estabelece a classificação das tintas imobiliárias em três níveis: econômicas, standard e premium. O que determina essa classificação é o cumprimento de requisitos mínimos relacionados ao poder de cobertura de tinta seca e de tinta úmida e a resistência à abrasão.

As tintas látex, classificadas na categoria econômica, passam a ser indicadas apenas para utilização em ambientes internos. Já as tintas standard e premium são recomendadas para uso em ambientes externos, pois têm maior rendimento, cobertura e durabilidade, resistindo melhor às intempéries.

A Abrafati também esclarece que a utilização das tintas de acordo com as normas técnicas é essencial para um bom resultado na pintura. Isso inclui a preparação da superfície, a escolha da tinta e de produtos complementares, além da utilização das técnicas corretas para aplicação dos produtos. Caso a tinta escolhida não esteja em conformidade com as normas técnicas, de maneira geral ela apresenta baixo rendimento e baixa cobertura, além de menor durabilidade.

No site da associação (www.abrafati.com.br) é possível ter certeza de que a marca escolhida tem a qualidade prometida na embalagem.
 
 
Fonte: Estado deMinas

CRECIMG