Casa inteligente

20-05-2011 10:31

 

Redação - Estado de Minas

 

A central inteligente é capaz de controlar a segurança e avisar em caso de acidentes domésticos  (Simon Brasil/Divulgação)  
A central inteligente é capaz de controlar a segurança e avisar em caso de acidentes domésticos
A Simon Brasil apresenta o Simon Vox 2, uma central inteligente que controla diversas variáveis da sua casa. O Simon Vox 2 é um sistema de segurança e telecontrole que possibilita o monitoramento de vários pontos da residência utilizando, entre outras tecnologias, a radiofrequência.

Diretor geral da Simon Brasil, Marcos Vinícius explica o funcionamento do sistema. “Suponhamos que você esteja viajando e que alguém entre em sua casa. Ao receber o sinal do sensor de presença, o Simon Vox 2, além de acionar um alarme, envia um SMS ou liga para seu celular avisando o que está acontecendo”, explica. Segundo ele, é possível programar os números para onde a pessoa quer que o sistema ligue e fique sabendo sobre tudo que está acontecendo em caso de problemas.

É possível, ainda, avisar em caso de emergências e acidentes domésticos. “Há também um controle remoto para crianças ou pessoas idosas. Se acontecer alguma coisa, como um tombo, por exemplo, a pessoa aperta o botão e o sistema do Simon Vox 2 é acionado para pedir socorro”, detalha.

Todo o controle do sistema é feito por meio de um telefone fixo ou celular e também pela internet. Há, ainda, a possibilidade de controlar pontos de energia da casa, como acionar a luz da varanda, o ar condicionado ou encher a banheira para que seu banho esteja preparado quando você chegar em casa, à distância.

O equipamento é composto por uma central de dados embutida na parede, onde ficam armazenadas todas as programações do sistema, além de um painel touchscreen para ativação das funções e de sensores específicos que podem detectar fumaça, gás, água, falta de energia elétrica e a presença de pessoas indesejadas.