Boas fotos ajudam na “propaganda”

20-05-2011 13:45

 

Hugo Harada/ Gazeta do Povo

Hugo Harada/ Gazeta do Povo / Sidnei José da Silva, funcionário da Imobiliária Gonzaga especializado em fazer fotos dos apartamentos: luz adequada e ambientes organizados melhoram o visual das imagens Sidnei José da Silva, funcionário da Imobiliária Gonzaga especializado em fazer fotos dos apartamentos: luz adequada e ambientes organizados melhoram o visual das imagens

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Boas fotos ajudam na “propaganda”

Imobiliárias começam a investir fortemente nas imagens exibidas na internet para garantir mais cliques nos apartamentos disponíveis para venda e locação. Saiba o que uma fotografia de qualidade precisa ter

15/05/2011 | 00:03 | Ana Carolina Nery

    Milhares de pessoas procuram imóveis para com­­prar ou alugar to­­dos os dias. Os classificados de jornal facilitam a busca ao dividir por bairro ou quantidade de dormitórios, serviço complementado pelas fotografias dos imóveis na internet. Esta facilidade e agilidade de acesso via web, aliada à ne­­cessidade de oferecer os melhores serviços, faz com que imobiliárias comecem a apostar fortemente em boas imagens dos imóveis, al­­gumas até especializando ou contratando profissional na área.


Apesar de não haver um levantamento oficial sobre a quantidade de cliques, a gerente de classificados da Gazeta do Povo, Si­­mone Lima, garante que os anúncios com fotografias são os campeões de visitação no portal da em­­presa. Ela conta que, justamente pensan­do nisso, são oferecidos login e se­­nha para que o anunciante cadastre até 10 imagens em seu anúncio on-line. “Pro­­curamos incentivar e explicar que é uma força extra. As pessoas estão começando a criar o hábito, mas ainda não são todos os anúncios que têm”, diz.

Eloir Straub/Divulgação

Eloir Straub/Divulgação / ERRADO Ampliar imagem

ERRADO

Orientação

Confira algumas dicas da fotógrafa profissional Lya Uba para fotografar seu imóvel

Imagem interna

- Leia o manual de instrução da máquina fotográfica e conheça os recursos disponíveis.

- Teste as funções do equipamento, de pelo menos 5 mega pixels de resolução, de acordo com o manual.

- Acione o flash, principalmente se estiver contra a luz, para evitar escuros na foto.

- Organize o ambiente se ele ainda estiver ocupado.

- Não deixe objetos aparentes embaixo da cama.

- Deixe o ambiente mais limpo possível. Evite lixo, vassoura, cabos expostos pelo ambiente.

Imagem externa

- Evite enquadrar carros estacionados ou tente camuflar a placa do veículo antes da divulgação, para evitar a identificação.

- Procure ângulos que peguem o mínimo possível ou nada de fio de luz.

- Se for um imóvel de esquina, procure fazer uma tomada que valorize esse ângulo de localização.

Hora da escolha

Anúncios para pré-triagem

Valterci Santos/ Gazeta do Povo

 

As imagens expostas na internet foram fundamentais para a busca por um novo imóvel para morar pelo técnico em telecomunicações Alessandro Celestino (foto). Nos últimos três meses, ele e a mulher Daniella procuraram uma casa para alugar com o auxílio de classificados de jornal e sites de imobiliárias. Na última quarta-feira, Celestino assinou o contrato de aluguel de um sobrado em um condomínio fechado no bairro Portão. Durante o processo de busca, ele conta que as fotografias permitiam que fizesse rapidamente a pré-seleção de quais unidades conheceria pessoalmente. Nem todas as opções tinham fotos, outras apenas da fachada. Quando encontrava um desses pela frente, se desinteressava. “Encontrei fotos bem detalhadas, que facilitavam ver todos os ambientes, mas também vi opções somente com foto de fachada e banheiro, por exemplo.” Ele revela que sentiu falta de ver uma estrutura mais geral das unidades. “Em algumas não tinha noção da ligação entre alguns ambientes, como a visão do que se tem do corredor para os quartos, apenas dos cômodos em si.”

A gerente de marketing da Ha­­bitec, Camila Sumi, confirma a im­­portância das imagens. “Não há um estudo que comprove, mas é certo que quanto mais e boas fotos tem, é mais fácil o cliente se interessar em conhecer pessoalmente, principalmente quando há uma sequência lógica de imagens, que mostram o local desde a entrada até os fundos como se o cliente estivesse lá.” Há um ano a empresa investe na qualidade das imagens que vão para os classificados. “Na maioria das vezes o interesse parte da foto, por isso buscamos o mais real possível, inclusive vaga de garagem e áreas comuns de condomímios. Quan­do não tem, não interessa”, diz Camila.

O mesmo acontece há cerca de dois anos com os funcionários do Grupo Gonzaga, de venda e locação de imóveis. Eles passam por treinamento específico com fotógrafo profissional para garantir os negócios, revela a diretora administrativa da empresa, Marília Gonzaga. “Sentimos a necessidade de melhorar. As fotografias eram muito amadoras e, por ve­­zes, até denegriam a imagem do imóvel, afugentando os clientes.”

Ela conta que, normalmente, os profissionais da Gonzaga produzem cerca de 50 fotografias do local, em ângulos internos e ex­­ternos, para serem selecionadas 20, que serão publicadas no site da imobiliária. Segundo Marília, os clientes ficam bem mais satisfeitos. “É muito chato procurar imóvel e assim é possível fazer uma pré-seleção, agiliza muito o processo. Além disso, anteriormente era necessário fazer mais visitas ao local, para ter certeza se fecharia contrato. Hoje, se faz isso de casa mesmo, pelo computador.”


Luz e organização melhoram o visual


Cada vez mais, a fotografia deixa de ser um recurso amador pa­­ra ganhar técnica, comenta o diretor de atendimento da LPS Sul Consultoria de Imóveis, Luiz Au­­gusto Brenner Rose. “É muito im­­portante saber qual o melhor ân­­gulo de visualização dos am­­bientes ou o momento ideal de fo­­­­tografar uma fachada. Um dia bonito, ensolarado, causará uma impressão muito melhor, en­­quan­­to que se estiver fechado, mo­­dificará totalmente a percepção.”


Assim como as boas imagens chamam a atenção dos clientes para uma visita pessoalmente ao local, elas podem minar com o interesse em apenas um clique. Mas, sem truques! “Quando se mostra um imóvel, ele tem de estar o mais parecido possível com o que é ao vivo. Cuidar com detalhes simples, como acionamento do flash, permite um bom resultado para mostrar ao cliente e convencer”, afirma a fotógrafa profissional Lya Uba, que ministra cursos básicos de fotografia para o mercado imobiliário.


Equívocos por falta de atenção ou desleixo são comuns, principalmente quando o imóvel não foi desocupado. Não raramente as fotos têm ralos aparentes, vasos sanitários com a tampa levantada, ambientes bagunçados ou cantos que mostram na­­da. A dica de Lya é prestar aten­­ção ao que está sendo en­­quadrado na câmera e, se necessário, “maquiar” o ambiente. “Evi­­te deixar objetos, como vassouras, cabos ou lixo aparentes, pois provocam, inevitavelmente, uma primeira má impressão. Se o local estiver limpo e organizado, atrairá o cliente.”


Outra orientação importante é em relação à luz. “Se a foto for feita de frente para a janela, no contraluz, jo­­gue o flash para clarear, do contrário a imagem sairá escura. O ideal, inclusive, é sempre acionar o flash, para garantir a qualidade.”

Fonte: Gazeta do povo