Belo Horizonte – Minas Gerais e as Cidades Históricas de Minas

14-01-2011 11:39

 

Belo Horizonte – Minas Gerais e as Cidades Históricas de Minas

Os caminhos de Minas seguem estradas de belezas sem par e levam a rumos de infinitas surpresas, projetadas na história e na arte, no tempo e no espaço, trazendo lembranças a cada passo, revivendo emoções de lindas histórias de amor e heroísmo, evocando os cenários coloniais onde viveram Marília e Tomás Antônio Gonzaga, Xica da Silva e João Fernandes, Tiradentes e os Inconfidentes. Fundada na virada do século XX, Belo Horizonte ainda guarda a calma provinciana dos dias antigos, apesar de ser hoje a terceira maior cidade do Brasil.

Belo Horizonte é a porta de entrada para as cidades históricas de Ouro Preto, declarada Monumento Mundial pela UNESCO, Mariana, Sabará, Diamantina e outras famosas cidades pitorescas da região. O famoso arquiteto brasileiro Niemeyer tem sua assinatura espalhada por diversos pontos da cidade, em obras feitas no início da carreira, 25 anos antes de desenhar Brasília, a capital do país.

A Arte deixou traços indeléveis nessa região, nas obras do gênio de Aleijadinho; as torres das igrejas e as grandes varandas das casas de fazenda falam de momentos passados que se perpetuaram em sua arquitetura barroca, em seus mil e um encantos que se renovam de instante a instante, numa seqüência inesquecível de atrações. Os melhores dias para se visitar Belo Horizonte são de quinta a domingo, quando se pode visitar a feira de artesanato. Ouro Preto sedia o famoso Festival de Inverno em julho, quando a cidade é tomada de jovens e vira um centro de música e teatro.

Serviços em Minas Gerais

Traslados

Do aeroporto para o hotel, ou vice-versa.

Passeio pela Cidade de Belo Horizonte

Diariamente às 09h00 e às 14h00
Duração aproximada: 4 horas

Visita da Capital do Estado, inaugurada em 12 de dezembro de 1897. Belo Horizonte apresenta, dentro do traçado perimetral da Avenida do Contorno, quase todas as ruas retas e quarteirões quadrados, com avenidas cortando-os diagonalmente. Com intenso desenvolvimento socioeconômico, a cidade se coloca em 3º lugar entre as metrópoles do país. Situada na Zona Metalúrgica do Estado, é circuncidada por municípios ricos em recursos minerais e cidades de importantes tradições cívicas, religiosas e artísticas: Nova Lima, Congonhas, Sabará, Betim, Contagem etc. Este passeio inclui as seguintes visitas: Bairro Cidade Jardim, Praça da Liberdade, Catedral da Boa Viagem, Palácio das Artes, Museu Histórico, Bairro Mangabeiras, Bairro Pampulha, destacando-se o lago artificial, Museu de Arte Moderna (ex-cassino), Igreja de São Francisco de Assis, Iate Tênis Clube, Estádio Minas Gerais – o “Mineirão” - e o Palácio dos Esportes “Mineirinho”.

Visita de dia inteiro à cidade de Ouro Preto, com almoço.

De terça a domingo às 09h00
Duração aproximada: 9 horas

Antiga Vila Rica, capital da província e, até 1897, do estado, a cidade atingiu grande apogeu sociocultural na fase de ouro, de 1725 a 1750. O subsolo entrelaçado de galerias que acompanhavam os veios de sua riqueza mineral recorda, em suas igrejas, palácios e ladeiras, empolgantes e veneráveis tradições, pois foi palco do mais importante movimento de libertação nacional, a Inconfidência Mineira, e berço de Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, arquiteto e escultor que produziu obras-primas de arte sacra em nossas cidades históricas. Ladeiras, chafarizes, pontes e casarões, com sua elevada expressão do Estilo Barroco, representam um acervo cultural que integra não só o patrimônio histórico e artístico do Brasil, mas do mundo, reconhecido oficialmente pela UNESCO em 1980. O passeio a Ouro Preto inclui as seguintes visitas: Museu da Inconfidência, Igreja de São Francisco de Assis, Museu de Mineralogia da Escola de Minas, Igreja do Pilar, Casa dos Contos, Teatro e Museu do Oratório. Almoço em restaurante da região.

Visita de dia inteiro às cidades de Ouro Preto e Congonhas do Campo, com almoço.

De terça a domingo às 08h30min
Duração aproximada: 10h30min

Além da visita à cidade de Ouro Preto, incluindo o Museu da Inconfidência, a Igreja de São Francisco de Assis, o Museu de Mineralogia da Escola de Minas, a Igreja do Pilar, a Casa dos Contos, o Teatro e Museu do Oratório, este passeio visita também a famosa cidade de Congonhas do Campo, onde obras admiráveis de arte sacra evocam a genialidade e os sofrimentos do Aleijadinho, podendo-se citar como mais renomadas as doze estátuas de profetas bíblicos esculpidas em pedra sabão, que se encontram no adro da Igreja de Bom Jesus de Matozinhos. Assim como um grupo de 66 personagens em tamanho natural, em cedro, na cena da Sagrada Paixão, inconcluso devido à doença que dificultou ao escultor o uso das mãos. Essas figuras foram terminadas por Ataíde e Francisco Xavier Carneiro, artistas de renome, na atualidade. Almoço incluído em restaurante da região.

Circuito das Cidades Históricas de Minas Gerais

Duração: 4 dias (outras opções de circuito poderão ser elaboradas sob consulta)

Dia 1 – Saída de Belo Horizonte com destino a São João Del Rey e Tiradentes. No caminho, visita à cidade de Congonhas do Campo, onde obras admiráveis de arte sacra evocam a genialidade e os sofrimentos do Aleijadinho, podendo-se citar como mais renomadas as doze estátuas de profetas bíblicos esculpidas em pedra sabão, que se encontram no adro da Igreja de Bom Jesus de Matozinhos. Assim como um grupo de 66 personagens em tamanho natural, em cedro, na cena da Sagrada Paixão. São João Del Rey é famosa por suas belas e ricas igrejas, com altares de beleza ofuscante e paramentos inteiramente bordados a ouro. Nas ruas de São João Del Rey, o visitante encontra alguns dos exemplares mais expressivos da Arquitetura Colonial Mineira. Chegada a Tiradentes e pernoite

>Dia 2 – O nome Tiradentes é uma homenagem ao herói da Inconfidência Mineira, que nasceu na vizinha Fazenda do Pombal. O desenho urbano e as construções do século XVIII mostram um lado peculiar das cidades coloniais de Minas Gerais. Com a diminuição da atividade de mineração a cidade ficou praticamente intacta até hoje. Visita a pé da cidade, incluindo: Igreja da Matriz de Santo Antonio e seu relógio de sol; Casa de Padre Toledo, onde se reuniam os Inconfidentes, Igreja do Rosário. Pernoite em Tiradentes.

 

Dia 3 – Traslado para Ouro Preto. Visita de dia inteiro a Ouro Preto e Mariana. Ouro Preto é considerada Monumento Nacional desde 1933 e, em 1980, foi declarada Monumento Mundial, pela UNESCO. Cidade mineradora no século XVII, prosperou até o século XVIII. Seus tesouros artísticos e arquitetura colonial são uma herança do seu passado e riqueza. Na cidade de Mariana encontramos diversas igrejas e obras do Mestre Aleijadinho, guardando uma importante parte da cultura barroca brasileira. Pernoite em Ouro Preto.

Dia 4 – Traslado de volta a Belo Horizonte.