Aprenda a fotografar seu imóvel para anúncios de locação e venda

02-05-2011 09:51

DE SÃO PAULO

 

A compra de um imóvel começa pelos olhos. Belas imagens feitas de um apartamento motivam a ligação do cliente e a visita ao local, depois desse passo, o resto é negociação.

Apesar de o conselho parecer óbvio, basta fazer uma busca de unidades para locação ou para venda e encontrar pérolas da fotografia: imagens que mostram desde roupa suja espalhada pela casa a detalhes do vaso sanitário.

A Folha pediu a imobiliárias que listassem os maiores problemas das imagens que recebem de seus anunciantes e dessem dicas de como preparar as fotos para uma propaganda.

Bagunça, falta de luz e ângulos que não mostram o cômodo são os erros mais comuns.

Se o imóvel não estiver vazio, a primeira coisa a fazer é tirar objetos pessoais das vistas da câmera e dar uma geral na organização. Com poucos objetos, o destaque fica para o espaço.

Abrir todas as janelas é o segundo passo. "As pessoas gostam de viver em lugares iluminados, uma foto com a janela fechada e pouca luz torna o lugar pouco atraente", afirma Fernando Sita, diretor-geral de vendas da Coelho da Fonseca.

A foto a ser feita de cada cômodo é aquela que melhor mostra o espaço dele como um todo. Tentar focalizar um detalhe pode criar a sensação de que o ambiente é menor do que é.

Espaço é um ponto fundamental. Fotos tiradas a partir de cima melhoram a visão da área. Nessa missão, pode ser necessário reduzir obstáculos e tirar alguns móveis da sala, por exemplo.

QUESTÃO DE GOSTO

Apostar na decoração para as fotos pode ser um ponto a favor ou contra, dependendo do gosto do cliente. Lembre-se que, a não ser que o imóvel seja entregue mobiliado, as peças que ali estão pouco importam.

O número de fotos a serem feitas vai depender dos pontos fortes da unidade, mas é interessante que não ultrapassem dez imagens.

"Tem que fazer foto da sala, da cozinha, do quarto principal. Depois disso, vai depender do que há de interessante no imóvel", indica Marco Villela, fotógrafo especializado no mercado imobiliário há 11 anos.

Se o apartamento tiver uma vista privilegiada, esta será uma cena a destacar.

No caso de apartamentos, também é conveniente produzir fotos nas áreas de lazer: piscina, salão de festa e churrasqueira, por exemplo.

Na hora de montar a galeria, a dica de Elaine Fouto, gerente de marketing da Lello Imóveis é colocar as imagens na sequência de visita. Isto é, primeiro o hall, depois a sala de jantar e assim vai.

 

 

Errado - Banheiro é sempre a parte mais complicada. Com pouco espaço e na tentativa de chamar a atenção para algo interessante, como a pia, é comum que a foto seja feita próxima aos objetos e quase não se veja o cômodo

 

Certo - Nesse caso, a melhor solução é uma imagem vertical que possa mostrar todo o espaço. Retirar toalhas e fechar a tampa do vaso sanitário são cuidados que fazem uma grande diferença no acabamento da galeria

 

Errado - Fotos na contraluz sempre dão trabalho, a iluminação natural que entra pela janela não é suficiente para iluminar todo o ambiente para fotografia

 

Certo - O fotógrafo Marco Villela aconselha a acender as luzes da casa, mesmo durante o dia, e manter o flash da máquina sempre ligado

Errado - O problema mais comum em fotografias de imóveis é a desorganização. O excesso de objetos sobre a mobília e a cadeira fora do lugar tiram a atenção do cômodo

 

Certo - Vista pelo ângulo com maior amplitude e organizada, a sala de jantar parece muito maior. Outra dica é fazer a foto a partir de cima

 

Fonte:folha.com